Relatos de Experiência

Pretende-se que os Grupos de Trabalho proporcionem o encontro entre o saber e experiência popular e o conhecimento científico, reunindo-os no mesmo espaço e em pé de igualdade. 

Assim, convidam-se grupos de trabalhadores e trabalhadoras da Economia Popular e Solidária (formalizados ou não), Movimentos Populares, entidades de apoio e/ou fomento (incubadoras, redes, associações, Escolas Famílias Agrícolas ou similares etc.) a apresentarem suas experiências, tais como: 

 - histórias de vida e trabalho coletivo, capazes de fortalecer os ideais de igualdade, democracia, solidariedade, autogestão; 
- vivências que valorizem a cultura local e o saber popular e representem a ideia de desenvolvimento local solidário; 
- exemplos de criatividade na superação dos obstáculos que vêm do individualismo e competitividade do mercado. 

Não há grandes exigências formais, apenas uma descrição simples que será feita diretamente no formulário eletrônico que se encontra disponível neste site. Pede-se que o grupo ou entidade interessada explique, por exemplo, como, onde e quando ocorreu a experiência que se deseja apresentar, quais eram seu objetivos e quais foram seus resultados, que pessoas foram envolvidas. 

As experiências selecionadas terão 15 minutos para sua apresentação, que pode ser um simples relato falado ou mesmo uma manifestação artística (como música, dança, representação teatral etc.), desde que seja capaz de representar a experiência, favorecendo e enriquecendo as discussões, e de atender o tempo estabelecido. Podem também ser usados recursos visuais com o emprego de projetor (como slides, vídeos etc.) 

Maiores detalhes sobre a forma de inscrição e apresentação podem ser encontradas nas páginas Inscrições e Normas para submissão de trabalho e no edital do Evento. 

A equipe da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS está igualmente à disposição, por telefone ou email, para todo esclarecimento que for necessário.