Dúvidas frequentes

1. Há limite para o número de coautores(as) por trabalho?

É sabido que os organismos de avaliação costumam ter entre seus critérios de categorização dos veículos científicos a limitação do número de coautores (é usual o limite de cinco coautores), o que poderia impactar sobre a futura classificação dos Anais do evento. 

De todo modo, ao mesmo tempo, e sobretudo, acreditamos no trabalho coletivo, e entendemos  que a limitação não deixa de ser contraditória com este princípio. 

Compreendemos, ainda, que a limitação do número de coautores provavelmente intenta barrar possíveis fraudes (motivadas pela inescapável corrida  em torno do “Lattes”...), mas acabamos, por enquanto, preferindo correr o risco e acreditar no bom senso e ética dos participantes.

Lembramos apenas que, conforme as regras do edital, todos os coautores devem individualmente efetivar a inscrição e realizar o pagamento da respectiva taxa.

Enfim, não estabelecemos limites de coautores por trabalho.

Salientamos, por fim, que, conforme o edital, do evento "é permitido a cada autor/coautor constar em até 03 propostas, seja sob a forma de comunicação oral, pôster ou relato de experiência, no mesmo ou em GTs distintos".

2. No caso dos trabalhos em coautoria, será certificada a apresentação dos coautores(as) ausentes ao evento?

Não se podem desconhecer as dificuldade decorrentes do custo dos deslocamentos e que, em geral, as Universidades subsidiam, quando isso acontece (e não acontece com muita frequência, sabemos...), apenas um dos coautores, em processos de cuja conclusão somente se tem conhecimento, de regra, em data muito próxima ao evento.

Assim, desde que o trabalho seja apresentado, será concedido o certificado de apresentação em que constará o nome de todos os coautores, bem como será publicado nos Anais o texto com menção a todos eles. 

O que desejamos, no entanto, é que todos possam comparecer e contribuir para o debate!

Lembramos apenas que, conforme as regras do edital, todos os coautores devem individualmente efetivar a inscrição e realizar o pagamento da respectiva taxa, para que façam jus ao aceite do trabalho e à correspondente certificação.

3. Eu integro um Movimento Popular e, ao mesmo tempo, sou estudante universitário(a). Como devo proceder minha inscrição?

As categorias "Estudantes de Graduação", "de Pós-Graduação" e "Profissionais" (Professores, Pesquisadores, Técnicos etc.) preferem à categoria "não acadêmicos, integrantes de Iniciativas ou entidades da Economia Popular e Solidária ou Movimentos Sociais", como consta do edital.

Assim, neste caso, você terá de realizar a inscrição como estudante, efetuando o pagamento da taxa de inscrição correspondente e encaminhando por correio eletrônico, como consta do edital, o respectivo comprovante e a guia de matrícula do ano/semestre letivo em curso.

A certificação respeitará e indicará a categoria de inscrição do participante e apenas nos certificados de participantes acadêmicos constará a certificação de carga horária para fins de comprovação de atividade complementar.

Apenas "Pesquisadores, Extensionistas e/ou Professores vinculados a Universidades
Públicas ou Privadas, Estudantes de Graduação e Pós-graduação" podem propor apresentação de comunicações orais.

Apenas "Estudantes de Graduação e Pós-graduação" podem propor apresentação de pôsteres.