I Feira de Economia Popular e Solidária da UEFS



Tanto no Nordeste quanto em outras regiões do Brasil temos em diferentes estilos e formas vastos exemplos de experiências de comercialização e divulgação, que evitam o atravessador e expõem os produtos da agricultura familiar, orgânicos, agroecológicos e da economia popular e solidária.

A história de Feira de Santana, entretanto, em que pese as ações públicas de economia popular e solidária não aconteçam ou sejam limitadas e desarticuladas de um contexto político de ação popular do setor pertinente, está ligada à criação de gado e a instalação de currais, principal característica de seu povoamento, com o surgimento posterior de uma feira livre – a mais real experiência de ação da economia popular. Atualmente as feiras existentes neste município são miscelâneas de feirantes – desde os tradicionais, que circulam em feiras de vários municípios, a alguns fixos e outros pequenos agricultores, que vendem a sua produção semanalmente. A moeda entra como principal instrumento de troca e não há uma distinção entre feirantes tradicionais e agricultores feirantes, bem como se a comercialização é advinda da produção da agricultura familiar com suas peculiaridades ou da agricultura irrigada ou produzida com agroquímicos – adubos, herbicidas e pesticidas – e via atravessadores.

Acreditamos que se poderá envolver grande parte deste público para consumir produtos oriundos de práticas de produção sustentáveis e de experiências de comercialização que evitem preços abusivos e a figura do atravessador. A UEFS tem oportunizado seu espaço, a exemplo de grupos produtivos que participaram das Feiras do Semiárido, Feira de Cultura e Produção Camponesa ou em eventos pontuais, na experiência das Cantinas Solidárias I e II, das vendedoras de beiju, de acarajé, oportunidades que têm possibilitado a divulgação e comercialização de produtos da Agricultura Familiar e da Economia Popular e Solidária na Universidade.

A I Feira de Economia Popular e Solidária da UEFS será um ambiente de possibilidades para a exposição de grupos que fazem a economia popular e solidária acontecer. Serão selecionadas 30 (trinta) iniciativas, que exporão e comercializarão seus produtos no hangar de eventos da Pró-reitora de Extensão da UEFS, localizado no Campus de Feira de Santana, no fundo do auditório central. O processo de escolha dos(as) agentes ou iniciativas de economia popular e solidária acontecerá mediante preenchimento da ficha de inscrição para expositores (neste link é possível fazer o download da ficha em formato do word, a qual deverá ser preenchida e encaminhada para o email: ciepsuefs@gmail.com), e levará em consideração a  capacidade do espaço e a diversidade de áreas e/ou dimensões de atuação dessa economia. A seleção das iniciativas será feita através da análise das fichas e documentos encaminhados à comissão organizadora da Feira.

Ressalte-se que o ambiente da feira deve comportar diversas atividades culturais, de alimentação, banco comunitário, clube de trocas, rodas de conversas, reuniões de incubadoras e do fórum local de economia popular e solidária. Algumas atividades como o clube de trocas, as rodas de conversas temáticas e fórum de economia popular e solidária serão acompanhadas e/ou orientadas pela IEPS-UEFS, mas, principalmente, serão dinamizadas pelo protagonismo das iniciativas participantes da Feira.

Espera-se fazer do espaço da Feira um ambiente de encontros e trocas de ideias. Deseja-se, especialmente, que nele prossigam e frutifiquem as discussões desenvolvidas durante as conferências, mesas e grupos de trabalho do I CIEPS, temperadas com boa comida e bebida, pela mescla entre diferentes saberes, entre a teoria e a prática, e aquecidas pela vontade de encontrar caminhos para um mundo mais igual.

Quem pode participar do processo seletivo

Grupos informais, associações civis ou cooperativas (não sendo possível a participação produtores/ comerciantes individuais e de sociedades empresariais) que desenvolvam suas atividades dentro dos princípios e valores da Economia Popular Solidária, atuando coletivamente e valorizando os ideias de solidariedade e autogestão.  

Os grupos selecionados deverão necessariamente aderir ao uso do circulante local, a moeda social “Sertanejo”. 

A Feira: detalhes para as(os) expositores 

- Os expositores serão responsáveis por seu próprio transporte, alimentação e hospedagem durante o evento.
Infelizmente, não será possível à organização do evento (como era a intenção inicial), proporcionar as condições materiais para transporte, hospedagem e alimentação dos grupos, em vista do limitado orçamento disponível.

- Cada grupo contará com uma barraca padronizada, com 2m x 2 m de área, instalada no hangar de eventos do campus central da UEFS (localizado atrás do auditório central). O hangar e a barraca dispõem de cobertura, iluminação e pontos de energia para uso de equipamentos. As barracas podem ser montadas alternativamente com a bancada frontal ou com a bancada ao fundo.

- Serão disponibilizadas para cada grupo duas mesas e três cadeiras plásticas.
- No espaço do hangar haverá, ainda, mesas e cadeiras para os visitantes que desejarem fazer suas refeições na Feira.
- A organização do evento identificará a barraca com o nome do grupo, mas o próprio grupo ficará responsável pela organização e ornamentação do espaço, a seu gosto.
- A organização do evento providenciará espaço fechado (provavelmente uma sala de aula da UEFS) para a guarda coletiva dos produtos na noite do dia 17.03.16.
- Os grupos que necessitarem de refrigeração para seus produtos deverão trazer seu próprio equipamento e, se for o caso, transformador para a acesso à rede elétrica de 110v.
- A Feira acontecerá a partir das 10:00, seguindo até às 20:00. No espaço do hangar também ocorrerão simultaneamente exposição de pôsteres, rodas de conversa, clube de trocas e atividades culturais.

  A adoção da moeda social "Sertanejo"
  
Na Feira funcionará um “Banco Comunitário”, que fará circular para aquisição dos produtos comercializados pelos expositores, com o fim pedagógico, a moeda social “Sertanejo”, que é fruto de um projeto da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular Solidária da UEFS. Parte dos valores pagos pelos participantes do I CIEPS lhes será devolvida na forma de “Sertanejos”, para aquisição de produtos na Feira. 

Os visitantes, ao comparecer ao Banco Comunitário, deverão fazer a troca (conversão) de Reais por Sertanejos (que têm idêntico valor) em ponto de troca montado na Feira para este fim pela organização do evento e, ao final do evento, os Sertanejos serão convertidos em Reais para os expositores. 

Toda a orientação sobre o uso, valor, formato das cédulas etc. dos Sertanejos será enviada aos grupos selecionados antes da realização do evento, havendo também, no espaço da Feira, durante o evento, equipe treinada para dinamizar o bom funcionamento do circulante local.  

Inscrições 

As inscrições devem ser feitas por meio da ficha própria (Anexo), também disponível em http://ciepsuefs.blogspot.com.br/p/modelos.html, que poderá ser entregue presencialmente, na IEPS/UEFS (endereço abaixo), ou enviada através do email ciepsuefs@gmail.com. 
O grupo pode anexar à ficha de inscrição, se possível, material informativo sobre suas atividades, produtos, história do grupo etc. 
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro de 2016

Processo Seletivo

O processo seletivo será realizado pela Comissão Organizadora do I CIEPS, que levará em consideração para a escolha das iniciativas:
 - a intenção de que a Feira proporcione um panorama mais alargado possível da diversidade das experiências, práticas e produtos da Economia Popular Solidária;
- adequação das práticas e produtos do grupo aos princípios da Economia Popular Solidária (solidariedade, autogestão, cooperação, autonomia, democracia, ação econômica, respeito ao meio ambiente, consumo consciente etc.)
- viabilidade da participação (do ponto de vista da logística de transporte, hospedagem, alimentação do grupo durante o evento).
 
Calendário 

- Inscrições: até 31 de janeiro de 2016;
- Divulgação do resultado: até 15 de fevereiro de 2016;
- Realização da Feira: 17 e 18 de março de 2016, das 10:00h às 20:00h.