Normas para submissão de trabalhos


 1. Comunicações Orais

a. Proponentes
Pesquisadores, Extensionistas e/ou Professores vinculados a Universidades Públicas ou Privadas, Estudantes de Graduação e Pós-graduação.

b. Forma de submissão da proposta
Envio ao endereço eletrônico ciepsuefs@gmail.com de resumo expandido, redigido em português ou espanhol, em arquivo .doc ou compatível com Word, na forma do modelo constante do edital do evento.
O resumo expandido deve ter no máximo 4 paginas, incluídas as referências, utilizando-se margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. Adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023 e NBR10520). Fonte arial. Título em maiúculas, tamanho 14, negrito e centralizado. Autor(a)(s) em tamanho 12, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula.Todo o restante do texto, tamanho 12, exceto citações longas, fonte 11. Sub-títulos em maiúsculas e negrito. Texto com recuo na primeira linha de 2 cm, exceto sub-títulos. Espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, exceto citações longas e referências, com espaçamento simples. Sem espaços extras entre os parágrafos, exceto referências, separadas por um espaço simples. Texto justificado, inclusive referências. Português ou espanhol.

c. Apresentação
As propostas aprovadas serão distribuídas em diferentes sessões dos Grupos de Trabalho. O(a)(s) autor(a)(s) disporão de 15 minutos para apresentação do trabalho, de forma oral. Após as apresentações haverá oportunidade para discussão entre os presentes, cabendo à Coordenação do GT a administração do tempo disponível, considerando o número de apresentações e o razoável consenso dos participantes, concedendo-se aos apresentantes, ao final, tempo para considerações finais.
Podem ser utilizados recursos visuais, com o uso de projetor. O(a)(s) autor(a)(s) deverá disponibilizar o respectivo arquivo digital à Coordenação do GT no início de sua respectiva sessão.
Comunicações orais e relatos de experiência dividirão as mesmas sessões, sendo objetivo da metodologia proporcionar o diálogo e a troca entre o conhecimento científico e os saberes e a práticas populares.

d. Apresentação do texto completo para publicação nos Anais.
A versão final dos trabalhos efetivamente apresentados, em formato de artigo acadêmico, poderá ser encaminhada até 15.04.2016, por meio do endereço eletrônico ciepsuefs@gmail.com, para fins de publicação nos Anais do Evento, que serão disponibilizados em formato virtual.

Os textos poderão ser em português ou espanhol.

Estabelecem-se como critérios formais para os artigos:

- de 12 a 15 páginas tamanho A4 (margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm), fonte Arial; espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, exceto citações longas e referências, com espaçamento simples; sem espaços extras entre os parágrafos, exceto referências, separadas por um espaço simples; texto justificado, inclusive referências, exceto título e autores, centralizados; parágrafos com recuo na primeira linha de 2 cm, exceto sub-títulos e referências.
- título em maiúsculas, tamanho 14, negrito e centralizado; nome(s) autor(a)(s) em tamanho 12, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula, seguidos de nota de rodapé em que se indique titulação acadêmica, instituição de origem e endereço eletrônico;
- todo o texto com fonte tamanho 12, exceto citações longas, fonte 11, e título do artigo, fonte 14. Sub-títulos em maiúsculas e negrito, padrão ABNT.
- estrutura do artigo contendo, nesta ordem: título, autores, resumo (até 150 palavras), palavras-chave (até três), introdução, subtítulo(s) de desenvolvimento, conclusão, referências.
- adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023 e NBR10520)
- Os casos omissos devem seguir as regras gerais da ABNT.
- A publicação do texto nos Anais do Evento pode ser condicionada a correções técnicas sugeridas pela Comissão Científica do Evento.

2. Pôsteres

a. Proponentes
Estudantes de Graduação e Pós-graduação.

b. Forma de submissão da proposta
Envio ao endereço eletrônico ciepsuefs@gmail.com, de resumo, redigido em português ou espanhol, em arquivo .doc ou compatível com Word, na forma do modelo constante do edital do evento.
Apresentam-se tema, objetivos e metodologia adotada na pesquisa ou atividade de extensão que ensejam a comunicação. Expõem-se principais perspectivas e fontes teóricas adotadas. Apresentam-se principais conclusões alcançadas na pesquisa ou atividade de extensão a ser relatada no pôster. Texto contínuo, em um só parágrafo, contendo de 200 a 500 palavras. Fonte arial. Título em maiúsculas, tamanho 14, negrito e centralizado. Autor(a)(s) em tamanho 12, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula. Todo o restante do texto, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, Referências em espaço simples, ordem alfabética, separadas por um espaço simples. Texto justificado, inclusive referências. Margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. Adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023 e NBR10520). Português ou espanhol.

c. Apresentação
As propostas aprovadas serão apresentadas no formato de pôster, que serão expostos nos espaços e horários determinados pela Coordenação do Evento, ensejos em que deverá se fazer presente pelo menos um(a) dos(as) autores(as) do trabalho, para esclarecimentos ao público interessado.
O pôster deverá obedecer à dimensão total de 0,90m de largura x 1,00m de altura, tipo Banner.
No pôster devem constar: título do trabalho (idêntico ao da proposta apresentada); nome do(a)(s) autor(a)(s) e suas instituições; nome do(a) orientador(a) e agência de fomento da pesquisa, se for o caso; título do GT a que se relaciona; apresentação geral da pesquisa ou atividade de extensão com definição de seu tema e objetivos; apresentação dos procedimentos metodológicos adotados; resultados obtidos e referências.
É permitida também a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas, além do relato escrito.
Será responsabilidade do(a)(s) autor(a)(s) o transporte do Banner ao local do Evento e sua afixação no local determinado pela Coordenação.

d. Publicação nos Anais.
No caso dos trabalhos apresentados em formato de Pôster somente serão publicados nos Anais os resumos aprovados.
A publicação do texto nos Anais do Evento pode ser condicionada a correções técnicas sugeridas pela Comissão Científica do Evento.

3. Relatos de Experiência 

a) Proponentes

Iniciativas ou entidades da Economia Popular e Solidária (cooperativas ou outras sociedades simples, associações, redes, grupos produtivos informais, incubadoras, projetos ou turmas de EFAs ou similares etc.) ou Movimentos sociais;

b) Forma de submissão da proposta
Inscrição da proposta, por meio do formulário eletrônico disponível em no sítio do Evento na internet (http://ciepsuefs.blogspot.com.br/), no prazo estabelecido neste edital, e de acordo com o quanto disposto no item 5.2

No referido formulário eletrônico a experiência que se deseja apresentar deve ser descrita de forma simples, explicando-se, por exemplo, como, onde, quando ocorreu, quais eram seu objetivos e quais foram seus resultados, que pessoas foram envolvidas. 
Para a seleção das propostas pela Comissão Científica não serão relevantes aspectos formais da apresentação, mas serão valorados primordialmente:
-  a capacidade de as experiência relatadas representarem, por meio de vivências concretas, as questões em discussão nos GTs;
- afinidade das experiências relatadas com o sentido de concretização da Economia Popular e Solidária e do Desenvolvimento Local.
- potencial emancipatório, valorização da cultura local e do saber popular, criatividade na superação dos obstáculos derivados das práticas econômicas tradicionais e da lógica individualista e competitiva do mercado.
Caberá à Comissão Científica distribuir os relatos de experiências na programação dos GTs, de acordo com a afinidade temática.

c) Apresentação

As propostas aprovadas serão distribuídas em diferentes sessões dos Grupos de Trabalho.
O grupo proponente, por meio do(a)(s) representantes indicado(a)(s) na proposta, disporá de 15 minutos para apresentação da experiência, de forma oral, podendo-se adotar formas não acadêmicas (como música, dança, representação teatral etc.), desde que sejam capazes de representar a experiência, favorecendo e enriquecendo as discussões, e de atender o tempo disponível.
Podem ser utilizados recursos visuais (a exemplo de slides, vídeos), com o uso de projetor. O grupo deverá disponibilizar o respectivo arquivo digital à Coordenação do GT no início de sua respectiva sessão.
Após as apresentações haverá oportunidade para discussão entre os presentes, cabendo à Coordenação do GT a administração do tempo disponível, considerando o número de participantes e o razoável consenso dos participantes, concedendo-se aos apresentantes, ao final, tempo para considerações finais.

d) Publicação nos Anais
A Coordenação dos GTs, com o auxílio dos Monitores destacados para esta função, será responsável por elaborar, ao final dos trabalhos, uma síntese das experiências apresentadas.
A Comissão Científica, com base nos relatos dos GTs, ficará responsável pela redação final da descrição das experiências, que será publicada nos Anais.